Produtores rurais fazem encontro sobre o trabalho no agronegócio
- 16/10/2025
No interior de São Paulo, produtores rurais se reuniram em um encontro de partilha para discutir o trabalho no agronegócio. Uma experiência que uniu diferentes gerações em torno dos desafios e aprendizados do campo.
Reportagem de Jean Cesar
Imagens de Jean Cesar e Paulo Eleutério
A semeadura hoje foi um pouco diferente. As botinas acostumadas a caminhar pelo campo vieram para a cidade em um espaço já conhecido dos produtores rurais. O conhecimento de alguns se transformou em aprendizado para muitos. Produtores de diferentes segmentos se encontraram para uma troca de experiências. Felipe Boldrini é queijeiro, seu Francisco pecuarista. Ambos têm o mesmo propósito, aprimorar o trabalho e partilhar o que aprenderam com a vida no campo.
“Então, nós produzimos queijos artesanais desde 2018. Então, já tem 7 anos. Estudamos bastante para começar, mas esses 7 anos nos trouxe aí uma bagagem pra gente aperfeiçoar. Trabalhamos com queijos artesanais assim mais maturados”, disse o queijeiro, Felipe Boldrini.
“Sempre as coisas vão evoluindo mais e sempre vai trocando ideia e vai sempre melhorando cada vez mais. E isso aí dá continuidade pros netos da gente, sempre acompanhando e sendo mais fácil para ir dando continuidade”, falou o pecuarista, Francisco Pereira Lopes.
Os netos de seu Francisco, Joaquim e Luís Paulo, acompanham o avô de perto. Eles vêem nele um exemplo de dedicação e amor à terra.
“Para mim é muito importante pegar o conhecimento que ele sabe para mim, para mim conseguir tocar o que ele já conseguia, para mim cada vez aumentar mais e expandir as fazendas, os negócios que a gente vai tocando daqui pra frente”, comentou o neto e filho de pecuarista, Joaquim Pedro Vatos.
O encontro buscou fortalecer o setor agrícola no município de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. O momento de prosa trouxe aos produtores rurais uma visão do agronegócio a partir dos desafios e uma perspectiva do futuro.
“A gente fala de futuro, mas vive o presente, que é hoje. Então assim, o tempo é de Deus. E a gente os instrumentos como aqui para está trabalhando e o que que a gente tem que fazer? Incentivá-los”, contou o secretário de desenvolvimento rural de Pindamonhangaba(SP), Mauro Junior Muassab.
O agronegócio segue entre os setores que mais crescem no país. Somente a agricultura familiar gera mais de 10 milhões de postos de trabalho, segundo dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares.
“Então, a gente tem que buscar aquilo que tá dentro do interior das pessoas, dentro da raiz, estimular isso, motivar e despertar o interesse dessas futuras gerações no agro”, afirmou o empresário e pecuarista, Caco Auricchio.
E falando em nova geração, olha aí o casal de namorados que já planeja uma vida em família dentro do agro. “Pra gente é novo conhecimento, palestra, sempre importante tá por dentro, novas informações”, contou a produtora rural,Gabriela Costa.
Além das técnicas e aprendizados do campo, o encontro também abriu espaço para a reflexão com o tema ‘Sertão de Deus’. “O padre Jonas sempre nos falou que o Brasil é o celeiro, não só da palavra de Deus, mas também o celeiro das sementes, de colocar o pão em cada dia só num território nacional, mas internacional também”, lembrou o missionário da Comunidade Canção Nova, Paulo Eleotério.
“Então, que a pessoa não desista da fazenda, não desista do campo, não desista do seu sítio e acredite mais nela e que com isso eles continuem plantando, dando fruto”, concluiu Mauro.
O post Produtores rurais fazem encontro sobre o trabalho no agronegócio apareceu primeiro em Notícias.