Horta e pomar comunitários distribuem alimentos para população
- 17/09/2025
Uma cidade paulista colhe os frutos da solidariedade. Com a ajuda dos moradores, uma horta comunitária garante alimentos frescos, melhora a saúde e ainda preserva o meio ambiente.
Reportagem de Carla Zanon e Genilson Pacetti
Essa é a Patrícia. Ela mora no bairro, desde pequena, está sempre passando pela horta comunitária para encher a sacola. Ela conta como a colaboração das pessoas faz a diferença nessa jornada. “Graças a Deus aqui as pessoas também colaboram, ajudam, porque antigamente quando começou estavam destruindo as hortas, estavam invadindo. Apanhava uma, pegava o outro pegava. Agora não, agora já tá tudo sossegadinho. Pode ver, tá tudo bonito”, contou a moradora de Tremembé(SP), Patrícia dos Santos.
O projeto nasceu da ideia de transformar um terreno que antes acumulava lixo em um espaço produtivo. O resultado foi positivo e bem aceito por todos. “São três objetivos básicos. Primeiro, combate à insegurança alimentar. Então aqui a comunidade toda vem no na horta comunitária para para tá pegando seu alimento livre de agrotóxico. São alimentos totalmente naturais. Segundo objetivo nosso é manter a área limpa, e conservada. E o terceiro objetivo nosso é fazer essa interação da comunidade com a terra, com o trabalho manual, e sem nenhum tipo de agrotóxico”, apontou o secretário municipal de agricultura e meio ambiente, Adriano Borges.
Com um espaço de 2.500 m², por aqui, as áreas são divididas em dois lados. Aqui ficam as verduras e legumes e do outro lado um pomar com frutas. Os moradores da região podem levar essas verduras para suas casas de forma gratuita.
Os alimentos frescos por aqui beneficiam a vida de quem possui algum tipo de comorbidade. “Meu filho tem diabetes, então eu evito comprar até no supermercado justamente por isso. Sempre tô pegando aqui por ele, pela saúde dele, que aqui é mais fresquinho”, relatou Patrícia.
Para manter tudo limpo, organizado e produtivo, várias mãos trabalham em conjunto.
“Não tem adubo químico, e são coisas doadas, as mudas são dosadas e esterco também. E a gente fica grato a servir o povo”, comentou o cuidador da horta, Valdir Aparecido da Costa.
“Eu gosto de fazer, eu gosto de fazer serviço aí”, concluiu o também cuidador da horta, Domingos Felix.
O post Horta e pomar comunitários distribuem alimentos para população apareceu primeiro em Notícias.